![]() |
Mandala do Anahata chakra (coração). |
Valores Institucionais
O Movimento Vedanta tem como características comuns certas tradições e valores.
Enumeremos algumas delas:
1. Nenhum envolvimento com milagres. Sri Ramakrishna nunca encorajou o interesse em poderes milagrosos por estes serem um grande obstáculo ao progresso espiritual. Espera-se dos seguidores do Mestre que sejam livres de hipocrisia religiosa e de pretensões espirituais.
2. Ponto de vista contemporâneo. Em nossa maneira de viver, comportamento social, hábitos e atitudes pessoais, devemos ser modernos e progressistas. Vestígios dos costumes sociais do passado como distinção de castas não encontram lugar em nossas vidas, quer coletiva ou individualmente.
3. Ausência de sectarismo. Swamiji declarava que algo que Sri Ramakrishna nunca gostou, era estabelecer limites para Deus. Deus tem infinitos poderes e pode assumir várias formas. Um verdadeiro seguidor de Sri Ramakrishna encara a todas as religiões como meios válidos para realizar a Verdade última, e sustenta que as várias práticas de cultos e técnicas espirituais são condizentes aos mais variados temperamentos humanos. Aqueles que pertencem ao Movimento Ramakrishna nunca deveriam se associar com grupos ou lideranças religiosas fanáticas.
![]() |
Flor-de-lótus |
5. Amor. Sri Ramakrishna era a encarnação do amor, que manifestou-se integralmente através da Santa Mãe e do Swamiji Vivekananda, que sacrificaram a sua vida pelo bem da humanidade. O amor deste grandes personagens é a preciosa herança do Movimento Ramakrishna. O amor deve ser expressado externamente como hospitalidade. A hospitalidade tem sido a virtude venerável da cultura Indiana. E no Movimento Ramakrishna, a hospitalidade sempre tem sido associada aos nossos Ashramas.
Valores Pessoais
1. O caráter em primeiro lugar. As Religiões do mundo têm se tornado como que simulacros desprovidos de vida, disse o Swami Vivekananda. O que o mundo precisa é de Caráter. Inegoísmo, veracidade e pureza na vida pessoal são virtudes essenciais para um trabalhador do Movimento Ramakrishna. Para estarmos na condição de fazer o trabalho do Senhor nós necessitamos de força interior. A verdadeira força interior pode vir apenas através da pureza interior. Swamiji disse: Verdade, pureza e inegoísmo. Onde quer que estes estejam presentes, não haverá poder abaixo ou acima do sol capaz de dominar quem os possui. Equipado com estas virtudes, um indivíduo é capaz de enfrentar o universo inteiro em oposição a si. Nós temos que demonstrar através de nossas vidas a verdade desta sentença para o mundo.
2. Espiritualidade. Embora a moralidade seja essencial, a mera moralidade não pode trazer a paz final ou a realização. É em busca de paz e realização definitivas que as pessoas chegam aos Ashramas. A despeito de todas as atividades que nós empreendemos, nossos Ashramas devem permanecer centros de paz e consolo. O Movimento Ramakrishna é pré-eminentemente um movimento espiritual. As pessoas do mundo estão sobretudo procurando por alimento espiritual Nós temos que prover a elas o pão da vida. É verdade com certeza que a fome física e a miséria da Índia é todavia o maior dos problemas. A despeito de todos os esforços do Governo, aproximadamente 40% da população permanece ainda na linha da miséria. Mas existe um desenvolvimento significativo na Índia pós-independente o fenômeno do crescimento da classe média. O numero de pessoas que pertencem à classe média Indiana pode ser maior que a população de muitos países da Europa. Em muitas cidades da Índia, aparte dos moradores dos bairros miseráveis, há um rápido crescimento da população da classe média. Nós temos que suprir as suas necessidades da mesma maneira. Eles não procuram o nosso socorro financeiro. Eles procuram é por alimento espiritual. E nós temos que ajuda-los a encontrar isto.
3. Serviço Social. Introduzido pelo Swami Vivekananda, deve ser re-enfatizado. Embora os Governos estejam fortemente envolvidos em atividades de bem-estar social, e ainda existam, agora, uma gama de outras organizações ativamente engajadas no serviço social, a necessidade deste serviço não foi reduzida. Ao contrário, a urbanização, a industrialização, a reforma agrária, etc tem criado novos problemas sócio-econômicos.
Seleção do artigo"O papel dos chefes de família no movimento Ramakrishna" de Swami Gahanananda - Revista Vedanta Kesari maio de 1991
Nenhum comentário:
Postar um comentário